sexta-feira, 1 de maio de 2009

Conferência do Meio Ambiente



Aplicar estratégias em prol do fortalecimento da Gestão Ambiental da Apa, Lagoa Encantada e Rio Almada foi o tema discutido na última sexta-feira, dia 1º de agosto deste mesmo ano.
O evento teve início as 08:00hs no Clube Kamuá no município de Itajuípe contando com a participação de autoridades civís, empresários e de instituições sociais, dentre elas, o Rotaract Club de Itajuípe se destaca mais uma vez como um dos organizadores deste evento, projeto esse dirigido pelo jornalista e ambientalista, Marcos Luedy e sua esposa Silmara Oliveira.
O projeto de Fortalecimento Institucional da Gestão Ambiental na Apa da Lagoa Encantada e Rio Almada, consolida-se por uma intereção da Petrobrás S.A, o governo Estadual da Bahia, Conselho Gestor, Conselhos Municipais, prefeituras, ONGS e instituições sociais.
O Rotaract Club de Itajuípe grupo formado por jovens, a cada projeto consolidado se empenham para propor a sustentabilidade social e desenvolver estratégias de controle a preservação ambiental entre outros, servindo a comunidade com responsabilidade e satisfação.
Com o presuposto de garantir o equilíbrio socioambiental atrávés de políticas de responsabilidade, as palestras foram baseadas em quisitos pertinentes a ações de” infra-estrutura, capacitação, educação e comunicação ambiental, visando o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente das cidades de Almadina, Coaraci, Itajuípe, Barro Preto, Uruçuca, Itabuna e Ilhéus.
“A área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada e Rio Almada possui uma extenção de 157.745 hectares e engloba sete munícipios, com o total aproximadamente de 600 mil habitantes” Um dos temas mais discutidos deste evento foi a possível implantação do gasoduto Cacimbas-Catu que, segundo a Petrobrás, oferecerá inicialmente 1200 empregos para os moradores da área de abrangência.
O acontecimento contou com palestras, debates, exposição fotográfica “Mulheres do Almada”, do Fotográfo Marcos de Souza e com uma peça teatral ”Higiene Radical”. Com esse projeto de Gestão Ambiental o Rotaract e demais organizadores abrem espaço para a população manter-se informada e participativa com os temas relacionados a política de preservação da bacia do Rio Almada.


por Alana Rodrigues